A Fundação Dr. Jesus, instituição que atende cerca de 1.200 usuários de substâncias psicoativas na Bahia, realiza, nos próximos dias 29 e 30 de julho, das 9h às 17h, o 1º Debate Nacional da Rede de Prevenção e cuidado gratuito aos dependentes químicos, no município de Candeias. A abertura do evento acontece no dia 29, a partir das 9h, na sede da instituição, com a participação do governador Rui Costa, secretários de estado, universidades, instituições jurídicas e religiosas.
A ação pretende promover um diálogo entre poder público, instâncias jurídicas e instituições religiosas sobre o papel de cada grupo na implementação de políticas públicas de cuidado gratuito para os usuários de substâncias psicoativas.
Durante o encontro, os participantes vão visitar as instalações da Fundação: um prédio para mais 600 internos e a área de lazer e realização de eventos e shows, com capacidade para 10 mil pessoas. Uma programação cultural com a participação dos corais da Polícia Militar e dos adolescentes da Fundação Dr. Jesus, também integra as atividades do 1º Debate Nacional.

A Fundação Dr. Jesus atua em regime de abrigamento funcionando 24 horas para prestar atendimento integral a 600 pessoas usuárias de substâncias psicoativas. Com uma proposta voltada para a recuperação do uso de drogas e álcool, a equipe interdisciplinar da Instituição busca apoiar e ajudar a construir conjuntamente com o recuperando e família o seu novo projeto de vida.
A metodologia utilizada está embasada em conceitos básicos de ajuda mútua, com ênfase na autodeterminação e na responsabilidade individual do beneficiário, sendo que o poder de mudança está na determinação de cada pessoa, onde é integrado a esse conjunto, ações como: influências sociais, psicológicas, filosóficas, pedagógicas e teológicas.